Bombeiros Voluntários de Vidago Av. Conde de Caria nº 2 - 5425-307 Vidago Telf: 276 907 122 Fax: 276 907 474 - Email: b.v.vidago@sapo.pt

homepage

Como pode ajudar, através do seu IRS

Estimado/Cidadão

Dirijo-lhe esta mensagem, no inicio de um novo ano e na preparação da entrega da declaração anual para efeito do IRS, porque entendo ser o momento de o convidar a juntar-se a nós e a apoiar os projectos que os Bombeiros Voluntários de Vidago desenvolvem em nome de uma sociedade mais solidária,  na ajuda á nossa resposta no socorro ás populações.

Refiro-me á possibilidade que a Lei da Liberdade Religiosa confere aos contribuintes de consignarem 0,5% do valor liquidado em sede de IRS a uma instituição de Solidariedade Social ou Pessoa Coletiva de Utilidade Pública, como é o caso dos Bombeiros Voluntários de Vidago.

Para que possamos responder melhor ás dificuldades sentidas, convidamo-lo a inscrever uma decisão solidária na sua declaração de IRS, indicando o NIPC 501 103 074 no campo reservado á "consignação fiscal" e permitindo que, sem quaisquer encargos para si, 0,5% do imposto indicado seja destinado pelo Estado, aos Bombeiros Voluntários de Vidago.

Os resultados que temos alcançado através da nossa ação, deixa-nos muito orgulhosos, mas o nosso espirito exige que façamos ainda mais e ampliemos o nosso esforço no socorro ás populações. É para esse objetivo ambicioso que apelo, ao vosso contributo e que divulguem se possível esta mensagem junto dos familiares e amigos.

Seguro que, juntos, seremos capazes de socorrer melhor quem de nós necessita, agradecendo desde já a sua solidariedade e entreajuda. Com os melhores cumprimentos.

Francisco José Gonçalves de Oliveira

Presidente da Direção

Como pode, através do seu IRS, ajudar os Bombeiros de Vidago sem qualquer custo para si?

Apresentação1.jpgAo preencher a sua declaração anual de IRS Modelo 3 (em papel ou on-line) no quadro11 Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Pessoas Coletivas de Utilidade Pública, faça uma cruz no Campo 1101 e coloque o NIPC ( nº de identificação de pessoa coletiva) da AHBV Vidago – 501 103 074 no espaço à frente.

Sem qualquer custo para si, poderá dar um donativo aos Bombeiros de Vidago correspondente a 0,5% do valor liquidado no IRS.

Este donativo em nada a afeta o que eventualmente tenha a receber das finanças.

Este ato de solidariedade gratuito chama-se Consignação do IRS:

A totalidade dos impostos que pagamos destina-se a financiar as despesas públicas do Estado, não tendo nós qualquer poder de decisão em relação a onde aplicar o dinheiro que pagámos.
A única exceção diz respeito à possibilidade de destinar 0,5% do IRS que já pago durante o ano, a uma determinada IPSS (instituição Particular de Solidariedade Social) como é o caso da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vidago.

Esta percentagem é retirada ao total que o Estado liquida, e não ao imposto que lhe deve ser devolvido, se houver lugar à restituição. Deste modo, sem qualquer custo para si pode destinar 0,5% do IRS aos Voluntários de Vidago e saberá que está a contribuir para a causa comum.

Que Lei que regula esta possibilidade de consignação?

A Lei n.º 16/2001 de 22 de Junho refere no n.º 4 do artigo 32.º o seguinte: “Uma quota equivalente a 0,5% do imposto sobre o rendimento das pessoas singulares, liquidado com base nas declarações anuais, pode ser destinada pelo contribuinte, para fins religiosos ou de beneficência, a uma igreja ou comunidade religiosa radicada no País, que indicará na declaração de rendimentos, desde que essa igreja ou comunidade religiosa tenha requerido o benefício fiscal.”

O n.º 6 do mesmo artigo acrescenta que: “O contribuinte que não use a faculdade prevista no n.º 4 pode fazer uma consignação fiscal equivalente a favor de uma pessoa coletiva de utilidade pública de fins de beneficência ou de assistência ou humanitários ou de uma instituição particular de solidariedade social, que indicará na sua declaração de rendimentos.”

Quando é que os Bombeiros recebem este contributo?

Depois de liquidado o IRS, o Estado notificará o contribuinte do valor do imposto liquidado, procederá aos devidos ajustes, e verificará quanto representa 0,5% do IRS do total de pessoas que decidiram consignar o valor à Associação.
Posteriormente, o Estado enviará o montante total para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vidago, sendo que o valor do IRS consignado em 2017 diz respeito aos rendimentos de 2016 e apenas será pago à A.H.B.V. Vidago em 2018.