A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vidago comemorou esta terça-feira, dia 8 de dezembro, o seu 48º aniversário.

A efeméride foi assinalada com a realização de um almoço convívio pelas 13h00, mas antes, pelas 9h00 teve lugar a formatura do corpo de bombeiros e o hastear das bandeiras, às 10h00 romagem ao cemitério em homenagem aos sócios e bombeiros falecidos. Às 11h00 decorreu a receção das entidades oficiais, seguindo-se de imediato para a Igreja paroquial onde se realizou um missa solene por sufrágio dos bombeiros, dirigentes e sócios já falecidos.

Francisco Oliveira, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vidago, disse que a associação merece muito carinho, são pessoas que trabalham e dedicam muitas horas em prol do seu semelhante.

Hoje Viramos mais uma página da nossa História Iniciamos a contagem para as comemorações do Cinquentenário a realizar em 2017, e damos início a um novo ciclo, quando em Maio nomeamos novo comandante.

Este ano que finda foi para nós muito intenso. Intervimos em 181 fogos florestais desde Carrazeda de Ansiães a Mogadouro. E tivemos cerca de 900 ocorrências dispersas por Incêndios Urbanos, Acidentes e Despistes e Emergência Pré-hospitalar.

Destacamos pela primeira vez  a entrega de EPI, Nomex florestais oferecidos pela CIM do Alto Tâmega , CMC, e ANPC. Destacamos também algumas regalias concedidas pelo Município aos nossos bombeiros, queremos mais, mas é um princípio.

Investimos em cursos de formação:

TAS, TAT, TS Inc Urbanos, florestais, Mot. Liderança. Estão a terminar o Curso 10 estagiários e para o próximo ano vamos poder contar com mais 10 jovens bombeiros. Investimos ainda em equipamentos de proteção e hoje finalmente todos os bombeiros possuem Fatos NOMEX .

Recuperamos algumas viaturas.

Para que o sonho se torne realidade, só nos falta Um VFCI e uma ABSC, reequipar a Central Comunicações e outra prioridade. A substituição do telhado da parte mais antiga, está em candidatura aos fundos estruturais a decorrer. Esperamos ter oportunidade de apresentar nova candidatura para Eficiência Energética.

“Todas as corporações de bombeiros têm altos e baixos, o voluntariado é difícil, mas com o apoio do município e das populações iremos ultrapassar todas as dificuldades  e a prova está hoje aqui.

Para terminar, aproveitando a quadra Natalícia que se aproxima, desejamos a todos um Santo Natal e um ano de 2016, cheio de saúde, paz e fraternidade.

"Ver Video"