Bombeiros Voluntários de Vidago qualificam o seu corpo ativo mais sete novos Tripulantes de Ambulância de Socorro (TAS)

A emergência pré-hospitalar e o transporte de vítimas de doença súbita e/ou trauma é executado por diversos elementos que têm de ter conhecimentos teóricos e técnicos que lhes permitam atuar de uma forma metódica, correta, seguindo os protocolos estabelecidos e contribuindo, assim, para a diminuição da mortalidade, morbilidade e consequente aumento da qualidade de vida, após o decurso de uma situação de emergência.

Sete Bombeiros da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vidago terminaram, a formação para Tripulante de Ambulâncias de Socorro (TAS).

Facultar a formação para usufruir de um corpo ativo mais qualificado no que respeita à intervenção imediata de socorro, é um dos principais objetivos desta Associação. Queremos elementos capazes de responder com celeridade aos diferentes pedidos que nos são feitos e assim, evitar situações de maior gravidade.

O curso de Técnico de Ambulâncias de Socorro (TAS) permite que se preste um socorro mais diferenciado com um técnico de saúde que lida com doentes na área do pré-hospitalar. É constituído por 210 horas de formação, complementado com 35 horas de estágio, sendo que, 6 dessas horas decorreram no Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), e as restantes 29 em socorro efetivo em ambulâncias INEM.

Os bombeiros que usufruíram da formação são, José Zeferino Pinto Teixeira bombeiro de 1º classe, bombeiros de 2ª Classe Mário António Pereira Teixeira e Liliana Marisa Pinto Teixeira, os bombeiros de 3ª Classe Carlos Alberto De Sousa Alves, e Maria João F.  Santos Mota e os estagiário David Alexandre Pereira e Ricardo Alexandre T. Ferreira.

Estes formandos ficam sujeitos à recertificação do curso, de cinco em cinco anos, o que faz com que os detentores desta formação, TAS, sejam sempre elementos atualizadas.