Ação de "Masstraining" em suporte básico de vida na EB de Vidago

Na tarde de sexta-feira dia 5 de Maio, todos os alunos e vários professores da Escola Básica de Vidago tiveram a oportunidade de participar numa Ação de Masstraining em Suporte Básico de Vida (SBV), com seis Técnicos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Ricardo Borges, Ricardo Cruz, Ana Paiva, Bruno Sarnento, José Santos e Pedro Santos. O objetivo desta sessão foi o de ensinar/transmitir aos participantes a forma correta de atuar em situações de emergência médica, designadamente, aprender a realizar corretamente manobras de reanimação

Esta iniciativa, integrada nas comemorações do seu 50º aniversário, partiu dos Bombeiros Voluntários de Vidago, teve a prestimosa colaboração do INEM e da Escola Básica de Vidago

A ação foi constituída por duas partes. A primeira, necessariamente teórica, decorreu no auditório da escola, com apresentação de um filme e transmissão do que seria necessário colocar em prática na segunda parte.

Esta teve lugar no pavilhão da escola, tendo as turmas sido divididas em grupos mais pequenos, de forma a poderem simular o auxílio a uma vítima em paragem cardio-respiratória e os procedimentos a adotar.

Todos os alunos ficaram, assim, munidos dos requisitos mínimos necessários para proceder ao SBV de um adulto. Este inclui: avaliação inicial (verificar condições de segurança e se a vítima responde);  permeabilização das vias respiratórias; ventilação com ar expirado (respiração boca a boca) e compressão do tórax (compressão cardíaca externa).

Esta sessão teve como objetivo “transmitir os conceitos básicos em Suporte Básico de Vida e capacitar os professores e alunos perante uma situação de emergência”.

O Corpo de Bombeiros de Vidago marcou presença com 16 elementos, sendo este, também, um momento que possibilitou a partilha de experiências entre os profissionais de emergência pré-hospitalar.