Bombeiros de Vidago Reúnem em Assembleia Geral e Aprovam Contas

Antes do inicio dos trabalhos foi proposto pela Direção e aprovada pela assembleia, um voto de pesar pelo falecimento do nosso camarada Francisco Norton Nóbrega, Bombeiro de 1ª Classe no Quadro de Honra.

Passando-se á discussão ponto principal da convocatória, Francisco Oliveira, presidente da Direção, fez leitura do plano de ação e orçamento. Nas suas linhas gerais, o plano de ação prevê a continuidade de uma gestão de equilíbrio financeiro; a promoção de eventos de forma a angariar fundos e manter viva a imagem da Associação.

Apesar de constituir uma mera previsão anual, numa base forçosa de contenção e precisão nas despesas correntes e nos investimentos, em vista aliás das circunstâncias sociais e económicas que reclamam uma gestão conduzida de forma rigorosa, atendendo aos imponderáveis da cobrança das receitas e seus montantes, faço notar que o orçamento da instituição para o próximo exercício social ascende já ao valor global superior a setecentos mil euros.

No Plano de Atividades, destacam-se a aquisição de duas viaturas de socorro. Uma para substituir a que ficou destruída após o acidente ocorrido no dia 21 de Janeiro e uma nova ambulância de socorro bem como a recuperação de outros veículos, que renovarão a frota automóvel de combate a incêndios e transporte de doente. Trata-se de uma ferramenta necessária para um bom desempenho da nossa  missão humanitária.

A direção liderada por Francisco Oliveira referiu ainda que após concluído o projeto de  aquisição de equipamentos de proteção individual para todos os elementos do corpo ativo, mantêm-se o projeto de requalificação do telhado do quartel  e a remodelação da central de comunicações dotando-a com mais e melhores equipamentos. Estas são algumas das prioridades do orçamento para 2016.

Outros dos objetivos prioritários para o exercício no ano de 2016 contam-se a continuidade da formação dos bombeiros e demais recursos humanos, nomeadamente na área do combate a incêndios e socorrismo e a contínua aquisição de material para a assistência em saúde e proteção no socorro a sinistros.

O Plano de Atividades e o Orçamento para o exercício social do ano de 2016 foram aprovados por unanimidade na Assembleia Geral Ordinária da Associação Humanitária de Bombeiros de Vidago realizada no dia 31 de Março, os quais mereceram também parecer favorável “sem qualquer reparo ou reserva” do Conselho Fiscal.

Ao encerrar a reunião, o presidente da mesa da Assembleia, Fernando Alves Carvalho, agradeceu as presenças de todos e fez votos de que haja coragem e saúde para os desafios que diariamente enfrentamos. Simultaneamente lançou um desafio aos sócios para tomarem consciência do quanto é importante ajudarem a instituição e participarem ativamente na discussão dos problemas e projetos da associação.