Bombeiros Portugueses e Espanhóis juntos em simulacro

No âmbito do Projeto ARIEM 112 – Assistência Reciproca Inter-regional em Emergências, teve lugar no passado dia 12 de Dezembro, em Laza Verín (Espanha), uma “Jornada de Simulação de Emergência para Bombeiros da Euro-região Galiza / Norte de Portugal. O objetivo deste projeto é o estabelecimento de um mecanismo de colaboração entre os serviços 112 que gerem e mobilizam os recursos de emergência nas zonas da Galiza, Castilha e Leon e o Norte de Portugal mediante a implantação de ferramentas e a implantação de protocolos de intervenção comuns. Desta forma se pretende criar um marco de cooperação transfronteiriça que possibilite a assistência mutua, permitindo assim:

Racionalizar e otimizar os recursos de emergência atualmente existentes na zona ARIEM 112.

Minimizar os tempos de resposta.

Incrementar com eficácia os tempos de resposta.

Incrementar a eficácia na gestão da emergência e a qualidade do serviço.

Por volta das 10h30 é recebida uma chamada no 112 da Galiza efetuada por um cidadão da aldeia de Toro (Laza) alertando para um acidente rodoviário, informando que numa das viaturas seguiam três ocupantes e que uma delas terá sido projetada para a ravina da montanha. O 112 da Galiza procede de imediato e mobiliza todos os serviços de emergência da zona geográfica.

Uma vez no local os meios confirmam ao 112 da Galiza a veracidade da informação preliminar pelo que é necessário realizar a evacuação das vitimas que saíram projetadas do veiculo, mas que é necessário utilizar técnicas de resgate em Alta Montanha, com grande dificuldade técnica por ser uma zona muito escarpada e com grande desnível e paralelamente realizar a extração das vitimas que se encontram politraumatizadas e encarceradas no interior do veiculo.

No decorrer do socorro, uma das ambulâncias que se deslocava para o local do sinistro sofre um acidente precipitando-se para uma ravina no miradouro do “Corno” Pelo que se solicita o envio de mais meios.

Dada que a dificuldade supera a capacidade dos recursos no local, é solicitado ao 112 da Galiza a mobilização da equipa de resgata em Montanha dos Bombeiros de Montalegre e outros meios que a parte portuguesa possa enviar para colaborar nas tarefas de resgate e desencarceramento.

De imediato é ativado o Protocolo de ajuda mutua na zona ARIEM 112 com o CDOS de Vila Real que após avaliar o pedido de ajuda e em função dos recursos disponíveis na zona da emergência decide mobilizar os seguintes meios: Comando Distrital de Operações de Socorro CDOS, Bombeiros de Montalegre, Bombeiros Flavienses, Bombeiros de Salvação Pública, Bombeiros de Vidago e INEM os quais se juntam ao dispositivo de resgate no local atuando em coordenação com os efetivos espanhóis.

Este exercício contou com a colaboração de várias entidades, entre as quais Axencia Galega de Emerxencias, Direccion de Emerxencias e Interior, Servizo de Guardacostas de Galiza, Guardia Civil de Tráfico de Verim, Guardia Civil de Barrio, Seprona, Urgências Sanitárias-061, CDOS de Vila Real, Autoridade Nacional de Proteção Civil, INEM, GNR, GRUMIR de Laza, Bombeiros de Verin, Bombeiros de Xinzo de Limia. Bombeiros de Montalegre, Bombeiros Flavienses, Bombeiros de Salvação Pública e Bombeiros de Vidago. os quais operaram de forma coordenada sobre um comando único

"Fotos"

"Facebook"