Em Destaque

 

 

Dia Mundial da Árvore e da Floresta

 

O dia Mundial da Árvore e da Floresta, que se comemora a 21 de Março, foi assinalado na Quinta da Freixeda em Vidago, local integrado na zona periférica da Vila onde se pretende plantar uma grande diversidade de árvores, e teve como objetivo principal a promoção do contacto dos jovens com a natureza, incentivando-os à plantação de espécies autóctones. 

  

Esta atividade foi organizada pela Junta de Freguesia de Vidago em colaboração com o Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães  EB de Vidago e os Bombeiros Voluntários de Vidago, e contou com a participação de dezenas de alunos. 

  

Eram 10h00 da manhã quando as crianças já organizadas por turma, iniciaram a sua marcha rumo á quinta. Cada turma ia acompanhada por um professor. 

  

Chegado ao parque, os alunos tinham á sua espera o Presidente da Junta de Freguesia de Vidago, o Presidente dos Bombeiros de Vidago acompanhado pelo Comandante, segundo Comandante, Adjunto de Comando e um grupo constituído por cinco homens. Cada turma teve a possibilidade de plantar uma árvore, disponibilizadas pela junta de freguesia, que aguardavam pelo seu novo “lar”.

 

Foi grande o entusiasmo: afinal, não é todos os dias que se contribui ativamente para o equilíbrio da natureza e para a preservação deste espaço verde da freguesia de Vidago

  

Após dada a explicado de como é que deviam plantar as árvores, as crianças, de mangas arregaçadas e enxada na mão, ajudaram a plantar as arvores de várias espécies. 

  

No final desta atividade foi distribuído um panfleto com a indicação da importância da floresta, uma vez que esta desempenha um papel extremamente relevante, quer a nível ecológico, quer económico, quer social. 

 

Porque nunca é de mais relembrar que a progressiva degradação e destruição da área florestal, que tem vindo a acontecer já há alguns anos, leva a que a qualidade da vida das populações seja cada vez menor. E nada melhor que chamar à atenção das crianças para que estas possam transmitir a seus pais e familiares da importância que é a preservação da floresta, em prol de um desenvolvimento sustentável.

 

Distribuiu-se, ainda, aos alunos um diploma de participação neste ato ambiental. 

 

Finalmente, salienta-se a colaboração empenhada e ativa dos professoras do Agrupamento de Escolas de Vidago, bem como dos funcionários da Junta de Freguesia de Vidago, na concretização desta atividade, que se inseriu nas comemorações do Cinquentenário dos Bombeiros Voluntários de Vidago.

 

 

 

     
 
     
 
     
 
     
 
     
 
     
 
     
 
     
 
     

 

 

Política de Privacidade

Todos os Direitos Reservados para os Bombeiros Voluntários de Vidago, AVª Conde de Caria, 2 - 5425-307 Vidago