09 de Fevereiro de 1935 – 24 de Março de 2020

Faleceu o Comandante dos Comandantes dos Bombeiros Voluntários de Vidago

Emílio Lage Medeiros,  Comandante do Quadro de Honra

Faleceu a 24/03/2020

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vidago, os seus corpos sociais o comando, os bombeiros, e a população da Vila, honram o seu nome, lembram a sua bravura e o seu altruísmo em prol do seu semelhante e guardarão para sempre a sua imagem de Bombeiro Exemplar, Homem de Bem e Cidadão de Grande Craveira Moral.

Emílio Lage Medeiros prestou um serviço ininterrupto de 34 anos com Dedicação e Mérito à Associação e ao seu Corpo de Bombeiros, para onde entrou em Março de 1967, assumindo o posto de Comandante, que manteve até á sua passagem ao quadro de Honra que aconteceu em Abril de 2001.

Com uma história que o liga à fundação desta Associação de bombeiros, porque foi um dos seus  fundadores, iniciou naquela data as funções de Comandante  cargo que ocupou até 2001, portanto com uma carreira de 34 anos de comando com zelo e dedicação que o catapultou para os lugares cimeiros de prestígio desse nobilíssimo cargo, a nível concelhio, distrital e nacional.

Partiu de entre nós aos 85 anos mas permanecerá sempre no quartel sede da Associação que ajudou a construir, atento e preocupado com o seu Corpo de Bombeiros, não sendo raras vezes um “crítico atento” mas muito amigo dos homens e mulheres bombeiros, muitos que ele próprio influenciou pelo seu exemplo na sua entrada para a grande família dos Soldados da Paz, onde ainda hoje permanecem com os olhos postos “no seu Comandante de sempre”.

Em Vidago, no distrito de Vila Real e na generalidade em todo o Portugal o Comandante Lage, homem com uma lucidez invejável, foi uma figura de referência cívica e de espírito de sacrifício e dedicação sem precedentes.

O Comandante Emílio Lage Medeiros simboliza o empenho do homem para com o seu semelhante.

Coordenador e líder nato e incontestável, mereceu o respeito de bombeiros e população que o reconhecem, como o Comandante distinto, generoso e de coragem ímpar, sempre orgulhoso da sua farda de bombeiro que envergou até à sua morte, com respeito e emoção.

Personalidade a quem muito devem os bombeiros Vidaguenses, os bombeiros do distrito de Vila Real e bem assim os bombeiros de Portugal pelo exemplo de cidadania, dedicação e humanitarismo.

A direção Comando e Corpo Ativo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vidago, honram a memória do seu “querido Comandante Emílio Lage Medeiros, nesta hora de luto e endereçam à esposa, Dª. Lúcia Lage, e a toda a família os mais respeitosos pêsames e a sua solidariedade, na certeza de que o Comandante Emílio Lage Medeiros permanecerá sempre entre nós, através da sua imagem de valoroso Bombeiro e do seu exemplo de Cidadão de Mérito Exemplar”.

(Dada a exceção que o pais atravessa, a justa e devida homenagem  ao Comandante Lage realizar-se-á quando as condições de saúde pública do pais o permitirem.)