Escola testa Plano de Prevenção e Emergência

A escola secundária EB 2.3 de Vidago, realizou, na manhã de segunda-feira (27 de abril), um simulacro no âmbito da implementação das suas medidas de autoproteção contra incêndio em edifícios e, particularmente, de teste do seu Plano de Emergência. Estiveram presentes neste exercício diversos agentes da Proteção Civil , com o objetivo de avaliar a intervenção dos meios de socorro, bem como o comportamento das equipas de segurança e utentes do edifício numa situação de emergência

O alerta foi dado por volta das 11h15 e de imediato os Voluntários de Vidago deslocaram para o local 4 viaturas e 15 operacionais.

Foram simulados um incêndio na biblioteca da escola situada no piso superior do edifício e a ocorrência de um desaparecido. os Bombeiros Voluntários de Vidago estiveram envolvidos na busca e salvamento e no combate às supostas chamas, numa operação que serviu também de treino dos seus procedimentos operacionais. A vitima depois de resgatada foi transportada de ambulância para uma unidade hospitalar

Na zona limítrofe da escola, o trânsito foi momentaneamente condicionado pela GNR local, simulando também uma situação real.

De acordo com o 2º Comandante dos Bombeiros de Vidago, o fogo deflagrou às 11h10. Cerca das 11h40, o responsável dava a situação como “controlada”, e, meia hora depois, o fogo foi dado como dominado.

A GNR de Vidago delimitou a zona, para facilitar a circulação das viaturas de socorro e também para impedir a aproximação das pessoas.

Para além da sua obrigatoriedade legal, destes exercícios e simulacros, esta escola “tem já uma tradição e uma cultura de segurança bem vincada e assumida, facto que foi confirmado pelo excelente desempenho” de todos os elementos da escola, docentes, não docentes e alunos, na execução das suas missões e comportamentos de emergência. O Simulacro “foi um excelente” exercício de treino dos procedimentos de emergência para toda a comunidade escolar, assim como para os agentes da proteção civil envolvidos, sendo este treino fundamental para rotinar procedimentos em possíveis situações reais.

De salientar que no simulacro participaram os Bombeiros de Vidago, a GNR local, estando presentes também como observadores externos o Serviço Municipal de Proteção Civil..