Bombeiros Voluntários de Vidago Av. Conde de Caria nº 2 - 5425-307 Vidago Telf: 276 907 122 Fax: 276 907 474 - Email: b.v.vidago@sapo.pt

    PÁGINA INICIAL ASSOCIAÇÃO MISSÃO CORPO DE BOMBEIROS MEIOS  OPERACIONAIS CONSELHOS ÚTEIS NOTICIAS  
 
 

   
 

TOMARAM POSSE OS ÓRGÃOS SOCIAIS DA

  ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE VIDAGO
   
 

Tomaram posse no dia, 16 de janeiro, pelas 11:00, os novos Órgãos Sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vidago, para o próximo triénio.2021/2023

A cerimónia não foi pública e teve lotação limitada, dando cumprimento às atuais restrições e importantes normas de segurança.

O Presidente Francisco Oliveira inicia um novo mandato acompanhado por Augusto Pereira de Carvalho, Presidente da Assembleia Geral e por Horácio Ferreira, Presidente do Conselho Fiscal.

Francisco Oliveira, há 43 anos ligado à instituição, foi reeleito Presidente da Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vidago, para os próximos 3 anos, na sequência das eleições para os novos corpos gerentes que decorreram no dia 19 de Dezembro de 2020.

No dia 16 de Janeiro de 2021, virou-se mais uma página na história da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vidago, com a tomada de posse dos novos Órgãos Sociais da associação para o triénio 2021/ 2023.

O Presidente da Assembleia Geral começou por cumprimentar todos os presentes Órgãos Sociais eleitos referindo que este ano se abre mais um ciclo na vida da Associação com a tomada de posse para o triénio 2021/2023.

Como é de vosso conhecimento, foi apresentada a sufrágio lista única, aprovada com 98,8% dos votos expressos no passado dia 19 de Dezembro de 2020, constituída na sua maioria pelos membros da anterior legislatura, à exceção de três novos elementos que passarão a integrar esta equipa de trabalho. Saliento que, pela primeira vez, a nossa Associação tem o privilégio de incorporar nos seus órgãos sociais três senhoras, a quem desde já desejo as maiores felicidades, nesta nova experiência da vossa vida, em prol de uma causa tão nobre da nossa sociedade, servir uma Associação de Bombeiros.

Apesar das condicionantes, a Direção, com enfoque no trabalho desenvolvido pelo seu Presidente, Sr. Francisco Oliveira, conseguiu ultrapassar situações adversas ao normal funcionamento da Associação, fruto do seu empenho, dedicação e gestão cuidada e criteriosa dos recursos disponíveis, dando continuidade aos objetivos delineados, destacando a continuidade das obras no quartel e a renovação do parque de viaturas.

No que concerne ao Corpo de Bombeiros, uma palavra de apreço ao seu profissionalismo, devidamente reconhecido, bem como da sua dedicação, cooperação e disponibilidade, colmatando situações de alguma complexidade ocorridas no ano passado, em plena crise pandémica. Conforme opinião já expressa anteriormente, os atributos reconhecidos aos nossos Bombeiros, têm por base pilares fundamentais nos seus responsáveis de Comando, destacando a formação, incutindo adicionalmente e de forma assertiva, altos níveis de motivação, repercutindo-se de forma positiva no desempenho das senhoras e homens que comandam.

Iniciamos novo mandato em situação adversa, num contexto de instabilidade e preocupação a nível sanitário, onde imperam incertezas e dúvidas que nos surgem diariamente através dos diversos meios de comunicação. Somos porém uma equipa vencedora, como aliás demonstramos no anterior mandato, pelo que, e com a cooperação de todos, vamos por certo ultrapassar eventuais entraves ao normal funcionamento da Associação. Termino desejando a todos vós e familiares, um bom ano a nível pessoal e profissional, sobretudo com muita saúde.

No seu breve discurso de tomada de posse, Francisco Oliveira referiu que é uma lista de continuidade com a entrada pela primeira vez na história da associação de três elementos do sexo feminino para os novos Órgãos Sociais, estamos conscientes do desafio que temos pela frente e enalteceu o trabalho a dedicação o empenho e o rigor da gestão dos Órgãos Sociais Cessantes, agradecendo a disponibilidade dos colegas da direção, mesa da Assembleia Geral e Conselho Fiscal que aceitaram o desafio de continuarem a ser voluntários sem farda desta casa.

Evidenciada, foi também a disponibilidade para colaborar e estreitar as relações de parceria com os demais agentes de proteção civil do concelho, e do distrito.

Em jeito de balanço, do mandato que terminou, quero dizer-vos que ninguém faz nada sozinho, o trabalho realizado só foi possível fruto de e com muito trabalho, dedicação, espírito de sacrifício, de uma grande equipa; Direção, do comando e corpo ativo, e obviamente com o apoio nos nossos sócios e beneméritos.

Agradeceu ao sr. Cmdt distrital Eng. Álvaro Ribeiro, e 2º. Cmdt. Dr Borges Machado, bem como todos os Operacionais do CDOS,pela sua disponibilidade e por todo o apoio dado sempre que solicitado.

Á Camara Municipal de Chaves, na pessoa do seu Presidente Dr. Nuno Vaz. Ás Junta de Freguesia da nossa área de atuação, que deram o seu contributo

Em 2020 percorremos mais de meio milhão de quilómetros (553.516)

Transportamos 6.352 de doentes regulares;

Emergência Pré-Hospitalar – 829

Incêndios Florestais – 122

Acidentes rodoviários- 36

Abastecimento de água a entidades públicas e privadas -144

Outros serviços - 404

O ano que findou foi atípico o mais difícil da nossa história, com a maldita Pandemia, nas mesmo assim como disse ALBERT EINESTEIN

No meio das dificuldades encontra-se a oportunidade,

Nós somos resilientes e não vamos desistir, mas….. se os cidadãos e as entidades deixarem de nos apoiar a missão poderá tornar-se impossível.

Assim sendo, no ano de 2020, adquirimos:

- Um Veículo Florestal de Combate a Incêndios (VFCI), na Polónia,

- Duas Ambulâncias transporte de doentes

- Um VOPE -Veiculo de Operações Especificas

- Um equipamento de desencarceramento adquirido na Holanda, que foi instalado, remodelando assim a viatura VSAT. (Veiculo Socorro e Assistência Tático)

Concluímos as obras de remodelação do quartel, finalmente, os nossos bombeiros têm o conforto que merecem, falta finalizar uns remates no parque de viaturas.

No balanço do mandato. Adquirimos 10 viaturas, requalificamos + duas e todo o quartel na parte antiga, adquirimos, equipamento de proteção individual, fardamento e formação ministrada aos nossos operacionais.

Não podíamos deixar de destacar a entrada em funcionamento da EIP com inicio em fev de 2019 que só foi possível com o apoio da CMC que suporta 50% do seu vencimento que ronda os 37.500,00€ anuais.

A terminar, Francisco Oliveira afirmou estar consciente das dificuldades e do trabalho que a direção que encabeça terá pela frente, mas mostrou-se confiante para lidar com as contrariedades. Estamos aqui com verdadeiro espirito de missão, de boa-fé e determinados a dar o nosso melhor por esta associação e pelo seu corpo de bombeiros. Referiu que o ano de 2020, foi dramático, catastrófico, para os bombeiros Portugueses e para o País, formulou votos para que o ano de 2021 seja um ano sem fogos e sem Pandemia.

Definiu como linhas de orientação do novo mandato: A substituição cobertura da parte antiga do quartel de amianto, proibido por lei e que deixa entrar água e a repavimentação da parada.

No final da sessão da tomada de posse foi homenageado o 1º. Comandante fundador, EMÍLIO LAGE MEDEIROS, que faleceu precisamente no dia em que completava 53 anos que tinha ingressado nos bombeiros, homenageamo-lo de uma forma inédita, na história contemporânea, dada a situação de contingência que o País vivia.

Altruísta e abnegado, Figura mítica, incontornável, bem conhecido por todos os Soldados da Paz, do distrito e País marcou efetivamente uma geração dos Bombeiros de Vidago, pela sua, frontalidade, humildade, simpatia, cordialidade com aqueles Bombeiros com quem privou e aqueles que tiveram o privilégio de partilhar o serviço.

Para encerrar o ato da posse, foi descerrada uma placa no Mural custeada pelos Órgãos Sociais da AHBVV, com este MURAL pretendemos manifestar aos nossos bombeiros a nossa GRATIDÃO, como reconhecimento do seu espírito de sacrifício, altruísmo, abnegação e dedicação, de todos aqueles que desde 1967, têm contribuído para o engrandecimento desta nobre Associação Humanitária, mantendo o lema “VIDA POR VIDA”.

O mural foi da autoria do nosso jovem artista André Filipe Ferreira dos Santos, teve o apoio da União de Freguesias de VIDAGO, da Flaviarte, António Rodrigues de Mário Jorge Faria.

 

  (Clique para no Logo para ver)
 
ÓRGÃOS SOCIAIS ELEITOS
   
 

   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   

   
   

 

Política de Privacidade

Todos os Direitos Reservados para os Bombeiros Voluntários de Vidago, AVª Conde de Caria, 2 - 5425-307 Vidago