A Nossa História

Logotipo da Associação da autoria do Vidaguense
  Germano Ferreira dos Santos

Primeiro Corpo Activo Primeira Viatura Primeiro Quartel

Era uma aspiração antiga dos Vidaguenses, fundar um Corpo de Bombeiros conforme consta nas actas da Junta de Freguesia da Vila de Vidago, datadas de 12 de Dezembro de 1932.

Em 2º de Agosto de 1934, chegou finalmente a Vidago uma bomba de incêndios, cuja notícia foi amplamente divulgada pelo jornal “ O Comércio de Chaves “

Mas, só em Março de 1967, decorridos que foram 32 anos e após a calamidade, com o incêndio que deflagrou e destruiu o Hotel do Golf, finalmente em 15 de Setembro de 1967, foram aprovados os Estatutos pelo então Governador Civil de Vila Real que, deram assim origem à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vidago.

O aniversário da Associação comemora-se a 8 de Dezembro, data do aniversário da nossa protectora e madrinha da Corporação – Nª Senhora da Conceição.

Os primeiros Vidaguenses que deram corpo a esta aspiração, constituíram-se numa comissão organizadora e foram os seguintes:

Dr. José Manuel Abreu, Sr. Manuel Maria Queiroz Ribeiro, Prof. Abílio Fraga, Sr. Francisco Carneiro, Sr. Sebastião Pinto, Sr., José Rodrigues, Sr. João de Oliveira Cruz, Sr. Jaime Cruz, Sr. Germano Costa, Sr. José Alves Pereira, Sr. Fernando Alves Pereira, Sr., Emílio Lage Medeiros, Sr. Joaquim Rodrigues, Sr. Laurindo Cruz, Sr. Délio Cruz, Sr. António Rodrigues, Sr. Silvino Rodrigues, e Dr. João José Canavarro.

Primeiros Corpos Sociais

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

Presidente; Dr. João José Canavarro; Vice-presidente; Sr. José Afonso 1º Secretário; Sr. Francisco Carneiro 2º Secretário: Sr. João de Oliveira Cruz.

DIRECÇÃO

Presidente; Dr., José Manuel Abreu Vice-presidente; Sr. Manuel Maria Queiroz Ribeiro 1º Secretário; Sr. Germano Augusto Carvalhal Costa 2º Secretário; Sr. José Rodrigues Tesoureiro; Sr. Silvino Teixeira Rodrigues 1º Vogal; Sr. Emílio Lage Medeiros 2º Vogal; Sr. José Alves Pereira

CONSELHO FISCAL

Presidente; Prof. Abílio de Oliveira Fraga - Vice-presidente; Sr. Fernando António Lopes - Relator; Sr. Horácio Ferreira

COMANDO

Comandante; Emílio Lage Medeiros, 1º Ajudante de Comando; Fernando Alves Pereira 2º Ajudante de Comando; Joaquim Rodrigues

BOMBEIROS

Pedro Ângelo Teixeira Marques, Manuel Augusto Rodrigues César, Fernando Gonçalves Cadete, António Monteiro Gonçalves, Fernando Ferreira, Valdemar Fernandes Chaves, Manuel dos Santos, António de Jesus Ribeiro, Pedro Campos Almeida, João Santos Almeida, António Augusto Canelas, Armando Ferreira dos Santos, Adolfo Teixeira, José Aires dos Santos, José Ribeiro de Sousa, António Oliveira, Adelino Gomes Pereira, Abel Bernardo, José Albino da Silva Carvalho.

Foi num velho edifício que já não existe que conjuntamente com uma velha garagem de que infelizmente não possuímos qualquer foto que funcionaram as nossas primeiras instalações a que nós nos habituamos a chamar de quartel.

Com o objectivo de se angariarem fundos para a aquisição de equipamentos Indispensáveis para o funcionamento da Corporação, realizaram-se em;  Novembro 1968, Outubro de 1972 e Novembro de 1974 três cortejos de oferendas neles, participaram as populações das aldeias limítrofes a Vidago e que muito contribuíram para que a nossa Corporação se engrandecesse

Para a história aqui ficam o registo de três Marchas da autoria do Vidaguense João Aguiar, que podemos perpetuar e desfrutar, e várias fotos dos eventos.

Marcha dos B.V.Vidago

Honra aos B.V.Vidago

Gratidão aos B.V.Vidago

MP3